Na terça-feira (17/03), a Irlanda comemora o St. Patrick’s Day. Pois essa seria apenas mais uma comemoração típica, não fosse a intensidade com a qual os irlandeses festejam a data, que acabou ganhando fama internacional e sendo reproduzida mundo a fora. Hoje, é comum encontrarmos festas com temática celta, verde em todos os detalhes decorativos possíveis e muita música folclórica (misturada com um tanto de rock n’roll, é bem verdade). A vertente mais célebre é com certeza o Celtic Punk, mistura de sonoridades celtas com punk rock. Confira alguns expoentes do gênero e já vá se preparando para  agitar muito no Dia de São Patrício.

Dropkick Murphys: Punk Rock com alta dosagem celta feito por descendentes irlandeses naturais da cidade de Boston, EUA. Em suas canções, a banda apresenta arranjos de fôlego com refrões perfeitos para serem cantados em uníssono. Os Dropkick Murphys ficaram famosos ao fazerem parte da trilha sonora de “Os Infiltrados” de Martin Scorsese com a canção “Shipping Up To Boston”.

Flogging Molly: Banda formada em Los Angeles que conta com o vocal rasgado do irlandês natural Dave King. O Flogging Molly mistura melodias e instrumentos tipicamente celtas com arranjos do hardcore melódico para criar canções ao mesmo tempo pesadas e assoviáveis. Seus arranjos costumam ser bastante energéticos, mas, ao mesmo tempo, plenamente dançáveis. Como na canção “What’s Left of the Flag”.

The Pogues: Os precursores da mistura punk/celta. Liderados pelo polêmico Shane MacGowan, os Pogues começaram em 1982 na cidade de Londres. A banda é cultuada até hoje e foi uma das principais inspirações para as gerações que viriam a misturar música celta e hardcore anos depois.

Lugh: Expoente gaúcho do Celtic Punk, a Lugh imergiu a fundo no gênero ao usar de instrumentos típicos como acordeom, mandolin e violino. Neste St. Patrick’s Day, a banda irá apresentar seu Celtic Punk em dois locais diferentes de Porto Alegre, começando às 20h na Maltstore (Rua Padre Chagas, 339) e depois, às 22h, partindo para a Frankenhaus (Rua Coronel Genuíno, 213), onde também vai rolar Phantom Powers.



Beba com moderação, não ofereça bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.