A ilustração é bem mais que união entre traços e cores isolados de um contexto maior. São vários os elementos que podem ser usados para enriquecer uma peça, sejam estes relacionados à utilização de um ambiente , recursos tecnológicos recém adquiridos ou mesmo influências marcantes. Dentro dessa linha de pensamento, existem diversos artistas que investem pesado em novas formas de ver a ilustração. Inserindo a ela elementos como movimento e perspectiva e, assim, criando uma experiência lúdica e dinâmica.

Leia também: Grafites ocultos: novas formas de interagir com a cidade

Leia também: Ocupando o espaço urbano: grafites de grande porte ao redor do mundo

Em conjunto com museus e centros culturais, o estúdio Truly Design vem produzindo a série Anamorph, na qual seus artistas interagem com o ambiente de forma a criar figuras baseadas na mitologia grega que podem ser vistas apenas de um ponto de vista específico.

1+2

3+4

Em ilustrações feitas especialmente para a internet, o australiano Jim Jirat cria imagens que unem influências diversas advindas principalmente dos anos 80 como animes, cultura cyberpunk em imagens que tem a Califórnia como tema implícito. O ilustrador produz figuras em gif que criam pequenas narrativas imaginativas.

5-jirat

6-jirat

Também fazendo uso do recurso de movimento do gif e baseando-se em influências típicas de décadas passadas, mas com um teor bem diferente, o artista Waneella cria ambientações fantásticas dentro de um universo baseado em antigos games 8-bits. Suas peças em pixel art resguardam pequenas narrativas que batem forte no imaginário.

8 waneella

7-waneella

Quadrinhos, cinema e pin ups são a influência de Robert Sammelin em suas figuras coloridas e imaginativas que remetem a um universo distópico, mas nunca austero. Suas figuras excêntricas guardam consigo certa exuberância narrativa, incentivando o imaginário de quem as vê.

10-sammellin

11-sammellin

As ilustrações pertencem aos seus autores. Conheça mais acessando os respectivos sites.

Beba com moderação, não ofereça bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Não compartilhe com menores de 18 anos.